quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aprender a Rezar na Era da Técnica

Terminei de ler hoje um dos maiores livros que já li em minha vida, senão o maior, sem precedentes. Sabe aquele livro que você quer logo devorá-lo, entretanto, começa a criar hiatos para tão cedo não terminá-lo, essa é uma das características das obras primas. 

E Aprender a Rezar na Era da Técnica é mais uma dessas obras. O autor Gonçalo nos transporta para um estranho ambiente familiar, em que o medo não é apenas proibitivo, mas também ilegal, onde Lenz Buchmann torna-se um cirurgião competente. 

Buchmann, fascinado pela subserviência coletiva ao presidente do partido, sofre uma transformação, abandona a medicina e começa então a operar a doença de uma cidade inteira e não de um único e insignificante ser vivo. Mas nem mesmo o poder absoluto exime o ser humano da fraqueza e da enfermidade. Gonçalo M. Tavares com seu domínio sobre a língua portuguesa nos mostra em seu precioso livro Na era da Técnica ou da tecnologia com competência e eficácia a serviço de um poder totalitário, já não importa os valores morais e o sentimento. 

E o autor nos faz perceber o limite da ambição humana que o protagonista Buchmann revela nessa narrativa densa e sedutora em seu mais infinito mundo ficcional.  

Um comentário:

  1. Interessante!
    Fiquei bem curiosa pra ler.
    Esses assuntos me interessam muito, essa coisa da alienação tecnologica, do capitalismo e da mercadoria que nos tornamos.
    Deve valer a pena.

    ResponderExcluir