segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Resenha 61# - Carratos: Uma História de Rock por Ricardo Biazotto

Carratos: Uma História de Rock, Ocelo Moreira, 1ª Edição, Osasco-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2011, 160 páginas

Resenhado por Ricardo Biazotto


Graduado em Biologia, Ocelo Moreira nasceu em 1977 e já trabalhou com diversas artes, sendo que a música esteve presente em grande parte de sua vida. É o que o autor nos conta em seu livro de estreia, Carratos: Uma História de Rock, onde narra em cinco partes sua experiência musical com a banda Carratos, da qual foi fundador.

Nesta autobiografia, Ocelo Moreira nos conta em capítulos curtos, e com uma linguagem de fácil compreensão, momentos importantes da música em sua vida, desde quando essa arte tão encantadora conquistou mais um fã, bem como ele resolveu se dedicar em uma banda, da qual foi fundada no interior do Ceará. Percebemos, ainda nas primeiras páginas, que ao contrário de muitos que sonham em ter uma banda, Ocelo possuía uma característica rara: queria ser músico para poder expressar suas ideias através das letras, e não apenas para ser mais um rosto conhecido na mídia. Esse ponto fez com que me tornasse fã do músico Ocelo Moreira, antes mesmo de ter a oportunidade de ouvi-lo. 

“Um grande artista é como um modelo a ser seguido, e é visto como o espelho social de seu tempo. O artista é como um guerreiro porque a arte exige uma luta constante. Um verdadeiro artista está sempre combatendo por amor a ela e atingindo seus objetivos. evoluir, contribuir, viver e crescer. Porque um guerreiro da arte não para, apenas descansa enquanto sua obra prolifera sobre a Terra". (pág. 16)

Em suas cinco partes, o livro possui diversas passagens da vida do autor, e explica momentos importantes da banda que teve um fim precoce, mas que conseguiu um grande destaque no cenário musical do interior cearense. Algumas das histórias são engraçadas, e outras nos fazem refletir, afinal, para a realização de um sonho, precisamos passar por diversas dificuldades e Ocelo enfrentou muitas delas.

Nada melhor do que usar de fotos para engrandecer uma autobiografia, e Ocelo usa e abusa de fotografias que nos ajuda a conhecer melhor os membros da banda, e momentos interessantes, como gravações e aparições na TV. O livro ainda possui desenhos feitos pelo próprio autor, além de letras e partituras de músicas da banda. Com os desenhos citados, percebemos que além de um grande compositor e escritor, Ocelo ainda desenha muito bem, e o grande destaque são os desenhos de Raul Seixas, do qual ele se diz muito fã, e do símbolo da banda, que está bem explicito na capa. 

“Não é por meio da morte que tudo vai acabar, mas por meio dela vamos nos encontrar – Triunfo da Morte; composta em 200". (pág. 141)

Com ótima diagramação, uma capa bem desenhada, e história bem escrita, é um ótimo livro que devoramos em questão de minutos. Apesar de não conhecer a banda, percebi neste livro que Carratos tem uma história inesquecível, e que diferente de muitas bandas, não serão esquecidas facilmente.

Fica aqui a minha dica de leitura e minha aposta, afinal, Ocelo Moreira tem capacidade para escrever ótimos livros. O autor consegue passar diversas mensagens, e nos mostra, através de pensamentos, que ter uma banda é muito mais do que diversão. É se dedicar e trabalhar na realização de todos esses desejos, e deixar de lado no momento certo. Isso é Carratos. 

“A banda é como uma família, se um deixa de cumprir com suas responsabilidades, ela sai do trilho. Assim também é a família: quando um deixa de cumprir com seus deveres, ela começa a desandar". (pág. 46)

Adquiri um exemplar do livro com o próprio autor, que cedeu gentilmente um exemplar para que uma promoção pudesse acontecer, e eu o agradeço por isso. A promoção deve se iniciar no próximo dia 02. É imperdível. Aguardem!!
O link da promoção:
http://overshock.blogspot.com/2012/01/promocao-11-inicio-de-ano-premiado.html
O link da entrevista:
http://overshock.blogspot.com/2012/01/de-olho-neles-15-ocelo-moreira.html 

12 comentários:

  1. Uma postagem maravilhosa. A resenha é espetacular.
    Friso uma parte que achei muito verdadeira.

    “Um grande artista é como um modelo a ser seguido, e é visto como o espelho social de seu tempo. O artista é como um guerreiro porque a arte exige uma luta constante. Um verdadeiro artista está sempre combatendo por amor a ela e atingindo seus objetivos. evoluir, contribuir, viver e crescer. Porque um guerreiro da arte não para, apenas descansa enquanto sua obra prolifera sobre a Terra. (pág. 16)".

    Palavras maravilhosa. Desejo muito sucesso no livro...Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Fico feliz por ter gostado da postagem e da resenha.
    E sinto-me ainda mais feliz por ter gostado dessa parte que você citou do livro.
    Obrigado por suas palavras, seu carinho e o contato.
    Grande abraço e até mais.
    Ocelo

    ResponderExcluir
  3. Em sua caixinha de sentimentos não deixe faltar: o perdão, a solidariedade, a compreensão, a tolerância, o carinho, o abraço amigo e acima de tudo o amor.
    Compartilhe-os, verá que em pouco tempo a caixa se tornará pequena, pois tudo retorna.

    Obrigada pela visita e comentário no Clube!
    Volte sempre!

    Parabens por esta maravilhosa resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!
      Obrigado pelo carinhoso comentário e o grande conselho.
      Fico feliz em receber seu retorno e principalmente sua atenção.
      Prometo que seguirei seu conselho e assim serei mais brando.
      Mais uma vez obrigado por suas maravilhosas palavras e pelos parabéns.
      Grande abraço amiga Adriana e até mais.

      Excluir
  4. Parabéns pelo livro!
    Desejo muito sucesso!
    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela visita, pelos parabéns e por me desejar sucesso.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo contato e o comentário.

    Fico feliz por saber que gostou.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Resenha muito bem feita! Não costumo ler biografias, mas o que se passa no livro parece ser um estimulo para muitos que sonham em ter suas bandas e para muitos que têm sonhos como eu. Me identifiquei com algumas coisas citadas na resenha. O livro chama a atenção e a capa é bem legal!
    Sucesso.
    Lilo
    Redenção, já em pré-venda

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo contato e o comentário.
    Isso me deixa bastante feliz em saber que você se interessou no livro e gostou da capa.
    Obrigado por me desejar sucesso.
    Grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dessa identificação do autor com os verdadeiros objetivos da música. O livro parece ser bem agradável de ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá Cesar S. Farias!
    Gostei do que você disse a respeito do livro.
    Desde já eu lhe agradeço pela atenção e a visita ao meu blog.
    Abraços e até mais.

    ResponderExcluir