quarta-feira, 8 de maio de 2013

“UM HOMEM KLAUS KLAMP”



Esse é o primeiro livro da tetralogia de Gonçalo e o último que terminei de ler. Essa é mais uma boa categoria da tetralogia de Gonçalo, você poder ler qualquer um dos livros da compilação de maneira independente sem se preocupar com ordem numérica. 

Nesse livro o autor nos revela o lado nebuloso do ser humano em momentos de paz e tempos de guerra por meios de seus personagens imprevisíveis e ambíguos. Klaus Klamp é editor, faz livros que vão contra a economia e a política do momento. Sua família é rica e atua no ramo industrial. Devido à guerra os homens tornaram-se primitivos. O som das máquinas, das balas e das bombas emudecem as conversas e as melodias, ou seja, o som da natureza é substituído pelos sons metálicos das máquinas de guerras. Klaus ao romper com a comodidade de sua posição social encontra com Alof, Herthe, Clacko e Xalak, protagonistas como ele em que a urgência em sobreviver excede o amor, a arte e o pensamento! 

O autor nos mostra nesse romance complexo e bem elaborado onde se cruzam histórias desconcertantes a respeito da natureza humana, num tempo terrível como a guerra, em que os homens só pensam em lutar para sobreviver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário