quarta-feira, 20 de julho de 2011

Um Guia Para Saber Como Ler ou Escrever

Para ler como um escritor um guia para quem gosta de livros e pretende escrevê-los
Você acha que é possível ensinar alguém a ser escritor?

Pois essa é a questão polêmica central deste livro, que a autora Francine Prose com mais de 20 anos de experiência como professora de criação literária, admite com todas as letras que talento não se ensina, mas acredita que é possível aprender bastante com os mestres da literatura. Aqui a autora nos propõe o método close reading: uma leitura atenta, preocupada com os detalhes, aquela onde se demora em cada palavra. 

Para ler como um escritor ela ainda diz, não devemos nos preocupar com o que está por trás do texto, como pistas sobre o contexto histórico ou mensagens ocultas ou o que o autor quis dizer, mas realmente aquilo que está no texto, que faz dele o que ele é. Prose nos ensina como chegar à palavra mais adequada e à frase perfeita na observação das soluções encontradas por Ernest Hemigway. Como construir diálogos convincentes, explorar os detalhes, caracterizar uma personagem, ao examinar cenas criadas por Kafka, por exemplo. E no final do livro além de uma breve entrevista com a autora há uma lista de livros a serem lidos imediatamente. 

Uma grande seleção que ajudará a compor a bagagem que todo bom escrito ou bom leitor, precisa ter.

3 comentários:

  1. Belo post Ocelo.
    Ótima dica, pois há muitas pessoas que sonham em publicar um livro e muitas vezes não conseguem fechar negócio com uma editora, pelo simples fato de não possuirem uma certa manha para ser um bom escritor.
    Eu já havia lido algo parecido em um livro da escritora americana J.R.Ward que mostra que ser escritor é bem mais complexo do que aparenta ser.
    Bjos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Para ler como um escritor: um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los - Francine Prose
    segue link do livro:
    http://clubedoebook.blogspot.com.br/2014/03/para-ler-como-um-escritor-epubmobi.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Alinne Lopez!
    Primeiramente desculpa pela demora dessa resposta, fico feliz que tenha gostado da postagem.
    Obrigado pelo comentário e por suas palavras.
    Abraços.

    ResponderExcluir