domingo, 11 de maio de 2014

Relato de um Certo Oriente



A literatura é um meio mais completo de examinar a condição humana. E isso o autor amazonense, Milton Hatoum, faz com maestria em seus romances pomposos. 

O primeiro livro do autor que li foi, Relato de um Certo Oriente, livro do qual estreou na literatura nacional. Ele relata a volta de uma mulher, após longos anos desde que se ausentara de sua cidade natal, Manaus, num diálogo com o distante. A obra trata-se de um regresso à vida em família, na verdade é um relato de uma complexa viagem ao passado, no qual o destino da personagem se confunde com a do grupo familiar na tentativa de encontrar a si mesmo e o outro. 

O romance é uma reconstrução imaginária, ou seja, reformular no lugar de origem as lembranças e recônditos do esquecimento, a casa demolida. Um mundo enigmático e cheio de nostalgia. 

Com uma viagem irresistível e uma prosa evocativa e fascinante, Milton Hatoum, no meandro de suas frases nos leva ao regresso à cidade ilhada pelo rio e a floresta amazônica, a conhecer o drama dessa ilha familiar por meio de uma família de imigrantes que ali há muito radicada, vive suas paixões, suas culpas e melancolias por meio do passado retrospectivo nas vozes de outros personagens encaixadas na voz da narradora. 

Dentre os livros que li do autor, esse é o que tem a linguagem mais rebuscada e um estilo meio hermético. Onde o romance com suas figuras fortes e fugazes nos faz regressar ao passado, e encontrar no relato de volta à casa desfeita, o conhecimento limitado do outro e de si mesmo. Ou melhor, o enigma do ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário