domingo, 18 de maio de 2014

Não Muito



Editora 7Letras
Mais um autor que ainda não conhecia e que me agradou bastante a leitura de seu livro foi Bolívar Torres, seu romance nos revela as incertezas, o desolamento e os pavores da juventude contemporânea, como por exemplo, não saber ou decidir o que realmente quer da vida, o medo do compromisso, etc e etcetera. 

Personagens que vivem a esmo sem saber aonde ir e qual objetivo alcançar, que se misturam aos ébrios, sóbrios e “adestrados.” Perdidos na noite, no tempo e no espaço, em seus desejos reprimidos e encontros casuais. Onde o acaso é o fator em análise de toda a história. 

Algo nas entrelinhas que me chamou a atenção foi quando estamos entregues ao acaso ou não sabemos o que queremos somos alvos fáceis de pessoas persuasivas. Acabamos sendo levados por uma força ou caminho que jamais havíamos imaginado, somos literalmente arrastados por uma correnteza, como um corpo inerte que boia sobre suas águas. 

Há relapsos de nostalgia nos momentos em que o personagem resgata um pouco de sua infância, tais ocasiões nos mostra que a sua felicidade realmente estava naqueles tempos de outrora, onde jazia sua inocência. Cujo título “não muito” é uma alusão ao que os jovens pensam a respeito da rotina familiar. 

E a letargia que invade o personagem é algo recorrente na juventude atual também, mas sua letargia o faz pensar constantemente na morte, ou melhor, no suicídio do pai de um amigo seu de infância, tal pensamento recorrente misturado à letargia o faz sofrer de tal modo que ele chega a cogitar numa possível “eutanásia”. (...) Observação caro leitor, tudo isso está de modo implícito.
http://www.7letras.com.br/catalogsearch/result/?q=romance 

Nenhum comentário:

Postar um comentário