quinta-feira, 17 de julho de 2014

DOIS IRMÃOS



Esse livro narra a história de dois irmãos gêmeos de temperamentos completamente diferentes e seu drama familiar, como são construída as relações de identidade e a realidade de uma família em crise.


Os dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – são o enredo central da história, no qual é narrado suas relações com a mãe, o pai e a irmã caçula. Além do drama familiar moram na mesma casa Domingas, a empregada patriarcal da família e seu filho. Já o dito filho da empregada é o narrador de toda a história, ele narra a difícil realidade da convivência muitos anos depois, e os dramas que testemunhou calado por todo esse tempo. Ao tentar encontrar a identidade de seu pai dentre os homens da velha casa, ele também tenta reconstruir o passado despedaçado, ora como testemunha, ora como ouvinte.


Feito um exímio observador desprezível, o narrador nos mostra personagens que se entregam ao incesto, às intrigas, à vingança e à paixão descomedida. Entretanto, ainda nos é mostrado o lugar pelo qual a família ocupa na cidade de Manaus, as metáforas da decadência, a passagem do tempo e tragédia familiar!


O autor se utiliza do artifício da nostalgia para contar essa magnífica história de relações e intrigas, na qual acabamos nos encontrando em algum dos personagens.


Dois irmãos, Prêmio Jabuti 2001 de Melhor Romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário