sábado, 19 de julho de 2014

O INCRÍVEL LEITOR


 
Decidi iniciar essa postagem com a seguinte indagação; o que é um leitor, o que realmente faz uma pessoa ser considerada uma leitora?

Na verdade há dois tipos de leitores; os esporádicos e os assíduos. Ou melhor, aquele que ler eventualmente e aquele que ler freneticamente, não que um seja melhor que o outro, apenas a paixão por tal oficio os diferenciam! Sim, eu disse oficio, porque ler também é um oficio. Se você é daquele que costuma ler uma vez ou outra, ou que só gosta de ler certos assuntos do momento ou somente aquilo que lhe interessa, pode se considerar um leitor esporádico. Mas um leitor mesmo ele sendo esporádico não quer dizer que não seja um leitor, eventualmente, mas é um leitor. Mesmo que nunca compreenderá a avidez de um leitor sequioso por suas leituras diárias e frenéticas!


Agora caro leitor, se você é daquele que ler tudo que cai em suas mãos ou tudo que está em sua volta, inequivocamente considere-se um leitor apaixonado, ou melhor, um leitor assíduo. Pois um leitor assíduo ler tanto o que gosta como tudo o que está em volta dele. Mas claro, sempre garimpando sua leitura. Esse tipo de leitor é um devorador das palavras, um faminto de saber, um apaixonado da leitura, um consciente ignorante por conhecer, ou um mero aprendiz das letras. O leitor assíduo não ler por ler, mas por sede de saber, aprender e compreender. Esse leitor sedento e enérgico em seu ritual matutino, vespertino ou noturno, sempre em busca de um prazer indescritível, tal prazer que só um leitor análogo o compreenderá!


Mas convenhamos caro leitor, que ainda existe um terceiro modo de leitura, da qual poucos estão familiarizados; aquela leitura minuciosa, atenta, compenetrada, de estilo hermético ou investigativo, onde alguns autores deixam lacunas entre linhas para que um leitor mais experiente e ávido possa encontrá-las. 


Entretanto, isso é necessário e imprescindível para tornar-se num incrível leitor!

6 comentários:

  1. Q bom! Adorei a postagem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz por saber.
      Abraço.

      Excluir
    2. Lendo sua postagem me reconheci em cada tipo de leitor citado. Claro que sempre tem aquele que maior influenci, que é o leitor assiduo... Amei a postagem.

      Excluir
    3. Olá caro leitor!
      Fico feliz que tenha gostado da postagem, por favor, podeira se identificar?
      Pois acredito que ficaria bem melhor em saber quem está lendo minhas postagens, rsrs!
      Entretanto, obrigado por acompanhar o blog, pela leitura e o comentário.
      Abraço.

      Excluir
  2. A leitura é um portal para outro mundo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mundo do qual alimenta nossa imaginação e adoça nossa vida!
      Abraço.

      Excluir